ima_home_id_pt

Projecto Ceratool – Desenvolvimento de ferramentas cerâmicas de corte com base em um processo de
fabricação FAST / SPS
Programa: MANUNET TRANSNATIONAL CALL 2013
Início: Janeiro 2014
Fim: Junho 2016
Área temática: Engenharia Mecânica e Sistemas de Engenharia – Tecnologia MecânicaParceiros / Consórcio
Parceiros:
Nanoker
Industrias Mail, SA
Shuton, S.A
Fundación Tekniker
Objectivo do projecto: Este projeto em concreto, é um consórcio entre 3 empresas espanholas (Nanoker, Shutton e Industrias Mail), um Centro de I&D espanhol (Fundación Tekniker) e a Termolab, com o objetivo de desenvolver ferramentas cerâmicas de corte usando a tecnologia hibrída FAST/SPS. O papel da Termolab neste projecto é aplicação do seu Know-How na técnica hot press para a consolidação dos produtos cerâmicos, como um ponto de partida para o uso da tecnologia FAST / SPS. A otimização da técnica FAST/SPS baseia-se na combinação dos dois sistemas de aquecimento aproveitado o know-how da Nanoker e da Termolab. Termolab também irá contribuir para o aumento do crescimento desta tecnologia fornecendo soluções às operações suplementares (sistemas c/ debinding) Os principais desafios deste projeto são:
i) uso de um equipamento híbrido (tecnologia FAST/SPS) para a fabricação à escala industrial de peças feita de um cerâmico eletrocondutivo. Vão ser também desenvolvidos e produzidos sistemas de acondicionamentos dos pós (fornos debinding, sistema de manuseamento de pós e sistemas de preparação das peças)
ii) Desenho e pós processamento das peças para produzir a ferramenta de corte por meio de técnicas avançadas de maquinação (EDM, maquinação a ultrasom, maquinação a laser) que irá apresentar tempos de processamento de baixo custo para acabamento de ferramentas de corte.

ver outros projectos »